O Dia Nacional de Combate ao Fumo tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia global do tabaco mata mais de 7 milhões de pessoas a cada ano. O tabagismo é uma doença crônica e um fator de risco para cerca de 50 doenças, inclusive o câncer.
Entre as mais de quatro mil substâncias presentes no cigarro, a nicotina é considerada a principal responsável pelo vício. Presente em qualquer derivado do tabaco (cigarro, cigarrilha, charuto, cachimbo, cigarro de palha, fumo de rolo ou narguilé), após absorvida, ela atinge o cérebro entre 7 e 19 segundos, liberando substâncias químicas para a corrente sanguínea que levam a uma sensação de prazer e bem-estar. Essa sensação faz com que os fumantes usem o cigarro várias vezes ao dia. Por sentir prazer, o fumante busca o cigarro em situações de estresse, para “relaxar”.
O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para te ajudar a parar de fumar. Busque a unidade de saúde mais perto da sua casa. Parar de fumar pode ser difícil, é uma grande decisão, mas dizer não ao tabaco é sempre a melhor escolha.