temporal;servidor;hospital
Diretoria ASHPS trata espaço servidores atingidos
04/06/2024
Na tarde do dia 03/06/2024, a vice-presidenta da ASHPS, Janaína Brum, entregou em mãos na direção do hospital, ofício solicitando a readequação do espaço em que servidores do Hospital necessitaram se abrigar, por conta da tragédia e diante da impossibilidade de retornar às suas casas, bem como colegas que necessitam do espaço como descanso pós plantão, até o momento do horário mais próximo de seus ônibus (os que já estão circulando).
Janaína foi recebida pela diretora geral Tatiana Breyer, pela diretora de enfermagem Renata Brasil e por mais um membro da direção administrativa.
Tatiana explicou-lhe que é impossível abrir os mesmos no espaço visto que o hospital entrará em obras ainda essa semana, para o conserto do telhado. Esse local situado na antiga UTI de queimados, ficará interditado e sem previsão de retorno. Possivelmente a enfermaria programada para acolher os profissionais e pacientes na operação inverno, será a do 4°andar.
"O hospital está com salas restritas, não sendo possível disponibilizar locais para hotelaria, o que foi feito anteriormente, foi uma forma de ajudar aa pessoas impossibilitadas de retornarem às suas casas", disse Tatiana.
Já a diretora de enfermagem, Renata, ressaltou que todas as dependências do hospital estão acolhendo insumos para que não faltem e também doações a serem distribuídas. Também ressaltou as caronas solidárias e a possibilidade de se abrigar na casa de algum colega, como já vêm acontecendo.
" Tem colegas que estão vindo inclusive em dias que não são do seu plantão para trazer outros, bem como abrigando em suas casas. É o povo pelo povo, e o povo precisa se ajudar".
Janaína, representante da ASHPS rebateu a fala pois as pessoas têm família, filhos dependentes muitas vezes. O que lhes impede de se abrigar por muitos dias em outros locais e transporte, é obrigação do empregador (ainda mais em um momento trágico).
Renata ainda disse que estariam disponibilizando as licenças prêmio, assim como férias aos atingidos como prioridade, porém em levantamento feito pela ASHPS, no dia 04/06/2024, em média 80 servidores dos mais diversos setores estão com seus períodos atrasados. Espera-se que esse quadro modifique-se o quanto antes e os mesmos sejam contemplados.
Quanto ao abrigo do 5°andar, a ASHPS vêm monitorando e cobrando do governo que disponibilize transporte aos servidores pois, na impossibilidade de se oferecer um ambiente adequado, os colegas não devem mais permanecer em um local como esse, totalmente insalubre e prejucial. Afinal, são os trabalhadores que fazem o hospital funcionar e manter seu atendimento.
Merecem respeito!