O temporal que afetou o Rio Grande do Sul na noite de ontem e nesta madrugada causou danos principalmente nas regiões da Fronteira Oeste e Central, onde praticamente todos os municípios foram atingidos significativamente. Conforme o último boletim divulgado nesta quarta-feira pela Defesa Civil, os municípios de Cacequi, Alegrete e Barra do Quaraí registraram destelhamentos. Já a cidade de Alegrete teve estradas vicinais obstruídas pela queda de árvores, onde técnicos estão trabalhando para fazer a liberação do local.
Em Santa Maria, na Região Central, as rajadas de vento ultrapassaram os 100 km/h, segundo registro da Base Aérea da cidade. No município, o destelhamento também foi registrado em pelo menos 100 residências de cinco bairros, e 13 famílias estão abrigadas no parque da Fenarroz ainda em decorrência dos últimos eventos meteorológicos. Há também prejuízo em lavouras de fumo em Dom Feliciano.
Já em São Sepé e Espumoso os danos se concentraram na área urbana, com casas destelhadas. No município de Cachoeira do Sul, 70 famílias foram atingidas, mas não há desabrigados. O Corpo de Bombeiros está trabalhando em conjunto com as equipes na desobstrução de ruas, pois há um grande número de árvores caídas em toda a cidade.
Em Pelotas, no sul do Estado, onde foi registrado 83 mm de chuva acumulada, há pontos de alagamento em alguns bairros, e uma família precisou sair de casa. Até o momento, esta é a única ocorrência de desabrigados no RS em decorrência deste último temporal.
Aproximadamente 180 mil pessoas foram afetadas pelo desabastecimento de energia elétrica. Há bloqueios em rodovias federais na BR 116, km 178 em Nova Petrópolis, BR 290, km 215 em Pantano Grande e BR 290, km 572 em Alegrete. Segundo a Sala de Situação do Governo do RS, ainda pode haver chuva isolada no norte e parte do leste, mas na maioria das regiões ficam apenas as nuvens. A partir de amanhã, o tempo fica seco até o domingo, com temperatura mais baixa.
Fonte: Rádio Guaíba