A 8ª Conferência Municipal de Saúde (8ª CMS), organizada pelo Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre (CMS/POA) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/POA), foi realizada nos dias 12, 13 e 14 de abril, no Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Nesta edição, em consonância com a etapa nacional, o tema central foi “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.
Realizada a cada quatro anos, a Conferência reúne representantes de vários segmentos sociais. Propicia espaço para ampla participação e representação da sociedade e consolida a legitimidade do processo democrático enquanto dispositivo fundamental para a construção de políticas de estado sustentadas pela participação popular.
A etapa municipal preparou propostas para serem enviadas à etapa estadual e, por sua vez, à nacional, bem como elegeu os delegados que representarão Porto Alegre. É dessa forma que está sendo construída a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8), que terá seu processo finalizado entre os dias 4 e 7 de agosto de 2019, reunindo cerca de dez mil pessoas em Brasília.
A caminhada teve o roteiro do local da 8° conferência, passando pelo bric da redenção indo até o hps, para simbolicamente defender o SUS público, e contra a privatização da saúde em porto alegre. Foi realizado um ato publico pelo funcionários e participantes da 8° conferência na frente do hps.