Nós, da Associação de Servidoras e Servidores do Hospital de Pronto-Socorro (ASHPS), com uma diretoria exclusivamente de mulheres e da categoria da enfermagem, viemos a público repudiar a fala da atriz Daniela Escobar durante podcast. A declaração da atriz é inaceitável, desrespeita e ofende as profissionais da enfermagem.
O comentário não considerou o trabalho dedicado pelas profissionais ao cuidado com a saúde da atriz, focou apenas em características físicas, de autocuidado e autoestima da mulher, que em nada interferem na qualidade profissional. Além de generalizar toda a categoria e estender o desrespeito e ofensas para todas as mulheres da enfermagem que enfrentam jornadas exaustivas, muitas vezes tendo que lidar com falta de equipamentos, estrutura e até mesmo condições dignas de trabalho.
A afirmação reforça o machismo já existente no ambiente de trabalho, palco muitas vezes de assédio moral e sexual. E normaliza o machismo existente em toda a sociedade. Atitudes irresponsáveis como essa não podem ser aceitas ou normalizadas e uma retratação por parte de Daniela é urgente.
Cabe ainda ressaltar que existem recomendações específicas do Conselho Regional de Enfermagem (COREN-RS) quanto ao cuidado com as unhas e uso de adornos, buscando sempre a segurança do paciente, o que indica que, além de tudo, a atriz também proferiu inverdades.
Nossa luta é por direitos, valorização e respeito à toda a categoria da enfermagem.
Gestão Lutar Pra Avançar - ASHPS
Porto Alegre, 28 de julho de 2023