A Diretoria Executiva da Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro - ASHPS, na Gestão de 2020/2022, trabalhou observando sempre os princípios fundamentais que norteiam as ações da Entidade, buscando o respeito aos direitos dos servidores associados. A Diretoria assumiu em novembro de 2020 e desde o início da gestão prezou pela transparência e união dos associados da ASHPS. Desenvolveram diversos projetos de cunho festivos, esportivos, campanhas durante a pandemia, feiras, aumento de convênios e benefícios. Também teve participações em reuniões com órgãos do legislativo e do judiciário, visando sempre o crescimento e reconhecimento dos servidores municipários, buscando as prerrogativas inerentes à categoria.
A cerimônia de posse da nova diretoria da ASHPS foi marcada por sorrisos, respeito, engajamento e representatividade. O evento contou com algumas presenças ilustres:
✓ Deputada Federal Fernanda Melchiona;
✓ Presidente Rosangela do COREN;
✓ João Ezequiel, Diretor Geral do SIMPA;
✓ Patrícia, Vice-presidente SERGS;
✓ Rosa Helena, Conselho Municipal de Saúde;
✓ Niura, Presidente do Centro de Estudos HPS.
A ilustre presença dos aposentados também foi marcada pela homenagem preparada pela nova gestão a estas pessoas que fizeram parte da história do HPS e da associação, na qual os aposentados foram presenteados com uma medalha, reforçando todo agradecimento e reconhecimento à eles.
Atualização cadastral
Os cadastros de todos associados foram atualizados, com a possibilidade de inclusão de fotos. O chamado foi divulgado nas redes sociais, possibilitando a atualização do cadastro em sua totalidade.
Campanhas
A Diretoria elaborou campanhas para arrecadação de alimentos e vestuário, para serem distribuídos aos necessitados, projeto que contou e teve todo o apoio dos associados:
• Campanha do agasalho;
• Campanha de arrecadação de alimentos;
• Campanhas de arrecadação de brinquedos.
As arrecadações foram distribuídas para a Casa da Sopa, que fica localizada na Restinga, Porto Alegre/RS.
As campanhas arrecadaram diversos agasalhos e mais de 70kg de alimentos, assim como brinquedos para transformar o Natal de muitas crianças carentes.
A Diretoria pensando no bem coletivo também arrecadou brinquedos para presentear os terceirizados que atuam no HPS. Assim como efetuou campanha para doações de fraldas para a colega do Hospital, que ficou com sequela de Covid-19. Foram arrecadados 15 pacotes de fraldas geriátricas.
Eventos Festivos e Culturais
Uma das finalidades da ASHPS é manter a união dos associados, promovendo atividades de caráter cultural recreativo, social e de representação. Com base nisto, foram efetuados diversos eventos, os quais reuniram diversos associados ativos e aposentados:
• Feiras de exposições;
• Brechó Solidário
• Eventos:
○ Festa de Final de ano elaborado para 300 pessoas;
○ Festa do Dia das crianças (2)
○ Festa Junina
○ Carreteiro na Semana Farroupilha
○ Feijoada de aniversário de 1 ano da gestão
○ O Sagrado Feminino: Foram diversas palestras com muito aprendizado e participação de diversos associados
○ Coquetel dos Aposentados (2);
○ Torneio de Futebol Interhospitalar – Os 2 torneios realizados contaram com a presença de mais de 10 hospitais, gerando muita integração;
○ Entre outros.
• Cursos
○ Libras;
○ Bonecos;
○ Inclusão Digital
○ Dança de salão
○ Curso integrado
• Palestras – Online (2).
Os eventos, em sua maioria, foram efetuados na sede administrativa da Associação, visando tornar o espaço mais conhecido e acolhedor ao associado. As festas aconteceram na sede campestre, para melhor aproveitamento do espaço, proporcionando ao associado um ambiente cercado pela natureza e amplo para as brincadeiras das crianças.
Em datas comemorativas a Diretoria sempre buscou oferecer mimos aos associados, tais como: sacola Ecobag, banhos de sais, trufas da Cacau Show, vinhos, colher de pau, máscaras com o logo da ASHPS, além de colaborar com ingredientes para o bolo de aniversário do HPS. Sempre pensando no bem estar dos servidores.
Por pensar sempre no bem estar dos servidores, foi renovada a parceria com o Coletivo Gaia, ampliando os atendimentos aos familiares dos associados. O Coletivo Gaia foi um grande parceiro na busca do bem estar dos associados, é um grupo de psicólogas que visa apoiar os servidores no cotidiano de trabalho através do acolhimento e orientação psicológica.
Estrutura física da sedes social e administrativa
Primando por disponibilizar espaços aconchegantes, funcionais e seguros, algumas ações foram efetuadas durante a gestão:
• Reforma Sede Social;
○ Aquisição e colocação das piscinas;
○ Projeto de reflorestamento juntamente com o IFRS, com árvores frutíferas;
○ Projeto de reflorestamento juntamente com o IFRS, com árvores frutíferas;
○ Colocação de 6 churrasqueiras
○ Investimento em reforma do prédio – banheiros e salão.
Sempre pensando na segurança e bem estar de todos, em outubro foram instaladas 7 câmeras de vigilância na sede social. Para que o associado possa aproveitar melhor o momento com sua família e amigos sem se preocupar, sabendo que está em um ambiente seguro
PROJETO DE REFLORESTAMENTO
O projeto de reflorestamento buscou plantar de 300 a 500 novas árvores e contou com a contribuição dos associados na doação de adubo, para fertilização das mudas.
A gestão Renovar e Transformar Juntos aproveitou o momento de isolamento para realizar diversas melhorias na sede campestre da associação. Nas fotos a nova horta e mudinhas de reflorestamento de limoeiros que trouxeram um toque especial para nosso espaço social.
O projeto foi em parceria com o IFRS – INSTITUTO FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, também teve a participação e engajamento dos associados, que participaram levando suas mudas.
COLOCAÇÃO DE PISCINAS DA SEDE SOCIAL
Além da horta com mudinhas de reflorestamento, também instalamos duas piscinas novas para refrescar os dias mais quentes do ano e realizar eventos inesquecíveis aos associados e seus familiares.
Junto as piscinas foi construído 1 (um) quiosque medindo 4m largura X 20m comprimento, proporcionando sombra próximo as piscinas.
Horta e piscinas novas foram apenas o começo das transformações na sede social da ASHPS. Para completar as reformas, também renovamos a pintura nas sedes social e administrativa.
Hoje a sede social (campestre) possui infraestrutura completa, com ampla área verde, quadra de futebol, quiosque com churrasqueira, salão de festas e playground.
Com a reformulação da sede social e melhorias adotadas pela Diretoria, o espaço passou a ser procurado pelos associados, o que se tornou uma forma de 9 arrecadação para a Associação, pois passaram a locar a sede para seus eventos pessoais. Esta arrecadação proporciona que a ASHPS possa sempre investir em ações em prol dos associados.
Com a reformulação da sede social e melhorias adotadas pela Diretoria, o espaço passou a ser procurado pelos associados, o que se tornou uma forma de 9 arrecadação para a Associação, pois passaram a locar a sede para seus eventos pessoais. Esta arrecadação proporciona que a ASHPS possa sempre investir em ações em prol dos associados.
Além da arrecadação proveniente da locação do espaço, a venda de pulseiras para uso das piscinas possibilitou um retorno de R$ 3.045,00. Foram 152 associados que utilizaram as piscinas ao longo de 2022.
Total arrecadado em 2022 com a sede social: R$ 8.745,00.
• Reforma Sede Administrativa
○ Arquiteto voluntário na reformulação da sede;
○ Cortinas, móveis – Doações recebidas.
• Espaço novo - Sede Administrativa:
○ Espaço integrado: local de convivência dos associados.
A sede da Associação foi ampliada, através de tratativas da Diretoria com o HPS.
Toda a reforma da sede administrativa e troca dos móveis não tiveram custos para a Associação, pois os móveis e cortinas foram frutos de doações recebidas. A sede ficou linda e aconchegante.
A inauguração do espaço integrado em 17/12/2021 foi resultado de um trabalho desenvolvido por terapeutas parceiras: Jurema, Cibele e Daniele Pinto. Que contou com a presença de servidoras ativas e aposentadas e também com a madrinha do projeto, os Arquitetos Voluntários, na pessoa da Fernanda.
A procura pelos espaços demonstrou que as mudanças efetuadas na estrutura da sede social e administrativa tornaram os ambientes atrativos para os associados, que desfrutam do espaço que foi criado e desenvolvido, para uso de todos.
CONVÊNIOS
Oferecer e aumentar os benefícios, através dos convênios, para os associados sempre foi um dos objetivos das gestões.
A partir desta gestão a Diretoria passou a buscar outros convênios e benefícios e hoje já são 50 parceiros, que podem ser utilizados em Porto Alegre e região metropolitana, assim como a nível nacional, com a parceira com o Hospital Albert Einstein, em São Paulo/SP.
Com o cartão da TECBIZ o associado pode usufruir do convênio em mais de 25 estabelecimentos credenciados, incluindo o uso em farmácias e supermercados, com a opção “crédito” o que possibilita que o associado efetue o pagamento de suas compras no final do mês.
Através dos convênios firmados com as instituições de ensino, muitos associados puderam dar continuidade às suas formações, especializações e capacitações. Assim como possibilitou que seus familiares desfrutassem de ensinos de qualidade e com valores diferenciados.
Através dos convênios firmados com as instituições de ensino, muitos associados puderam dar continuidade às suas formações, especializações e capacitações. Assim como possibilitou que seus familiares desfrutassem de ensinos de qualidade e com valores diferenciados.
Através dos convênios firmados com as instituições de ensino, muitos associados puderam dar continuidade às suas formações, especializações e capacitações. Assim como possibilitou que seus familiares desfrutassem de ensinos de qualidade e com valores diferenciados.
O aumento no número de parceiros auxiliou na captação de novos associados e na manutenção dos que já estavam junto à ASHPS.
O gerenciamento da ASHPS em torno de convênios repercutiu em evento ocorrido em Porto Alegre, em novembro/2022, o RG Conecta, que contou com a participação de diversas entidades de classe, no qual o presidente Valdionor Freitas foi convidado para levar aos presentes o êxito de sua entidade com a gestão de convênios.
O presidente falou para Dirigentes das seguintes entidades presentes: AFISVEC, ABRUTELECOM, APERGS, SINAPERS, AEHN, ADMRS, SINTERGS, SENGE, AGEA e ASJ. O encontro contou com mais de 20 participantes representantes das entidades
ASSOCIADOS
A manutenção e captação de associados são essenciais para a sobrevivência de qualquer entidade de classe, pois eles são o motivo da existência da Associação.
Destacamos que em 2021 os aposentados passaram a ser descontados pelos PREVIMPA ocasionando algumas saídas e consequentemente a queda do número de associados no ano.
O trabalho de toda a equipe de dirigentes e colaboradores da Associação e o aumento de benefícios (convênios) possibilitou novas adesões em 2022, ocasionando um aumento no número de associados, bem como na previsão de arrecadação mensal.
AÇÕES E REPRESENTAÇÕES
A Diretoria participou de diversos eventos, encontros, reuniões, assembleias, visitas e participações à Assembleia Legislativa do RS. Muitas foram as participações que puderam ser acompanhadas pelos associados nas redes sociais e site da ASHPS.
Em 15 de julho de 2022, a Gestão Renovar e Transformar Juntos (ASHPS) acompanhou com a Diretora do Hospital de Pronto Socorro, Enfermeira Tatiana Razzolini Breyer, o Diretor Administrativo, Lisandro Zwiernik e a responsável técnica, Nutricionista Simoni Vieira Garcia, em visita recebida da Deputada Federal, Fernanda Melchiona, da Deputada Estadual, Luciana Genro, do Vereador, Roberto Robaina, do Diretor Geral do SIMPA, João Ezequiel e outras representações políticas às dependências do refeitório do HPS.
Na oportunidade, o Presidente da ASHPS, Valdionor Freitas, ressaltou a importância de podermos contar com projetos e emendas impositivas que permitem a revitalização de vários espaços de uso dos servidores.
Com o apoio e participação da ASHPS, após muita luta, pressão, manifestações e reuniões do SIMPA com a comissão de negociação, a categoria municipária conseguiu que o governo apresentasse uma proposta de reposição. A proposta apresentada pelo governo Melo foi de apenas 10,06% de reposição, parcelados até janeiro de 2023: 2,50% (abril/22), 2,4% (agosto/22), 2,30% (novembro/22) e Saldo janeiro/23.
No dia 31 de março, a Diretoria da ASHPS, assessorada pelo escritório Duarte Santana Advocacia e Consultoria Jurídica, foi recebida pelo Secretário da Administração e Patrimônio, André Barbosa. Na oportunidade foi tratada especificamente a implantação da lei 191/2022, que revoga a 173/2020, que congelava a contagem do tempo de serviço para fins de concessão de licença prêmios e avanços dos servidores públicos da área e saúde.
Em março/22 a ASHPS marcou presença no ato convocado pelo SIMPA, reivindicando que o prefeito Sebastião Melo cumpra com suas obrigações e pague os mais de 32,62% acumulados de reposições inflacionárias.
A ASHPS seguiu acompanhando de perto 16 todas as movimentações e comprometida em estar sempre lutando pelos interesses da categoria.
A ASHPS com apoio do SIMPA, da Associação do Hospital Presidente Vargas e de outras entidades convocou todos os municipários para ato em frente ao HPS, com objetivo de pressionar pela regulamentação da carga horária 12/60 para toda categoria.
Em setembro a ASHPS, juntamente com o SIMPA e outras associações do município (ASTEC, ASEAD e ATEMPA), encaminharam um projeto de emenda popular à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que foi protocolado na Câmara de Vereadores.
A Associação dos Servidores do Hospital de Pronto Socorro (ASHPS), na figura do presidente Valdionor Freitas, realizou o acompanhamento da perita judicial, designada pelo juiz em uma ação promovida pelo SIMPA, solicitando insalubridade de grau máximo 40% para todos os servidores locados na SMS.
ASHPS assumindo o Protagonismo de uma associação que Luta por seus sócios e demais servidores do Hospital de Pronto Socorro, disse NÃO categoricamente a terceirização.
Foi investido em campanha publicitária contra a terceirização do Hospital, em rádio e televisão, um valor de R$ 80.000,00, rateado com outras entidades sindicais, conselhos de classe e associações. Campanha que contou com apoio da comunidade.
A direção do ASHPS contou com o apoio do MP Federal, Estadual e Municipal. A movimentação culminou na saída e retirada da terceirização do Hospital Vila Nova na enfermagem, com a finalização de um contrato que seria de 6 meses, em menos de trinta dias, iniciado em 08/03 e encerrado em 30/03.
Reforçando a missão de "Renovar e Transformar Juntos", a ASHPS atuou em diversas frentes ao longo de sua gestão.
Em reportagem no Jornal do Almoço sobre a saúde mental dos trabalhadores da saúde, tivemos a participação de Barbara Cristina Dias de Mello, do Departamento Sociocultural da ASHPS
Somando esforços com o SIMPA e o jurídico da Associação buscou-se a criação de uma lei que assegure de uma vez por todas um regime de escalas de plantões justos a todos os servidores da saúde.
Em destaque no The New York Times, a capital gaúcha vivia um colapso da saúde. A Diretoria sempre mobilizada, o presidente concedeu entrevista no Jornal TVT.
A 2ª tesoureira, Helita Cruz, também concedeu entrevista na TVT, a TV dos trabalhadores.
Importante salientar que as Diretoras da ASHPS sempre estiveram presentes e engajadas em todas as lutas em prol da categoria.
A direção da ASHPS solicitou ao Coren-RS uma reunião presencial e virtual em 22/03, em conjunto com as entidades: Simpa, CMS, Sergs, Sindisaude e Astec. Estiveram presentes também as assessorias jurídicas da ASHPS (Dr. Marcelo Lipert) e da Procuradora do Coren (Dra Paula).
Em mais uma ação conjunta entre ASHPS e SIMPA, todos os servidores foram convidados a se vestirem de branco e unirem-se às Entidades no ato efetuado em frente ao HPS.
Com o chamado: Vamos renovar e transformar juntos!
Em 21/12/2020, obtivemos uma grande vitória na Câmara Municipal de Porto Alegre.
Foi aprovado, por unanimidade dos vereadores, o PDL 007/20. Este PDL derruba o decreto de Marchezan (20291) que alterava, de maneira arbitrária, todas as escalas de plantões da categoria municipária.
Promulgado o PDL restaura os direitos dos profissionais plantonistas à folga remunerada e organização da sua atividade profissional.
O projeto foi uma articulação política realizada pela ASHPS e outras entidades juntamente com o SIMPA e vereadores Cássio Trogildo e Roberto Robaina, que levaram o projeto para votação na Câmara Municipal.
Todos os resultados alcançados pela Gestão foram através da união de esforços e apoio dos pares, servidores, parlamentares e a sociedade.
A Plenária dos Plantonistas da Saúde discutiu a participação no Grupo de Trabalho conquistado junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre para reorganizar os plantões nos serviços de saúde da Prefeitura. A atividade contou com a participação da assessoria jurídica do SIMPA.
Foram diversas as Plenárias dos Plantonistas da Saúde, que reuniam mais de 50 colegas plantonistas da Saúde e debatiam amplamente as decisões a serem levadas para a reunião do Grupo de Trabalho (GT) junto a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Projeto estabelecido junto ao jurídico, através do escritório Santana Duarte e com o apoio do associado Carlos Luz.
A ASHPS e outras associações ATEMPA, ASTEC, ASSMS estiveram no Paço Municipal a convite do Prefeito Sebastião Melo para apresentação do Projeto da Reforma da Previdência.
A Diretoria da ASHPS, como em todas as suas ações, buscando melhores condições à categoria, em junho/2022, na atual gestão, encaminhou à Câmara de Vereadores Projeto de Lei Complementar que busca e equidade dos agentes de saúde. O encaminhamento do PLC foi apenas um início, pois muito ainda precisa ser efetuado até a sua aprovação. Quando aprovado trará muitos benefícios a toda a categoria.
Foram muitas as participações buscando por melhores condições a categoria, luta esta que permanecerá na próxima gestão, pois os direitos precisam ser sempre renovados e adequados a realidade de cada momento.
GESTÃO FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA
A gestão financeira e administrativa da entidade sempre foi motivo de atenção da Diretoria, pois a saúde financeira e uma organização administrativa são fundamentais para o bom andamento da Associação.
FINANCEIRO
A) RECUPERAÇÃO DE INADIMPLENTES
Um dos pontos de preocupação da Diretoria foi de manter as arrecadações, para a saúde financeira da ASHPS. Com este propósito o Presidente iniciou uma campanha de recuperação de mensalidades em atraso.
Um dos pontos de preocupação da Diretoria foi de manter as arrecadações, para a saúde financeira da ASHPS. Com este propósito o Presidente iniciou uma campanha de recuperação de mensalidades em atraso.
B) INADIMPLÊNCIAS
Mesmo com a busca de manter o adimplemento dos associados algumas pendências permaneceram, o que necessita de uma cobrança efetiva e da colaboração dos colegas associados em manter-se em dia com as contribuições associativas.
Mesmo com a busca de manter o adimplemento dos associados algumas pendências permaneceram, o que necessita de uma cobrança efetiva e da colaboração dos colegas associados em manter-se em dia com as contribuições associativas.
CARTEIRA: R$ 53.861,78
BANCO: R$ 27.033,71
PROCEMPA: R$ 123.807,57
ÓBITO: R$ 44.585,13
INATIVOS: R$ 253.818,29
Apesar da recuperação de inadimplementos efetuada ao longo da gestão, através dos parcelamentos com os associados, os valores dos grupos Carteira, Banco e Procempa (folha) ainda somam R$ 204.703,06 e precisam ser recuperados.
O financeiro da entidade tem como previsão receber, ainda em dezembro/2022, em torno de R$ 20.000,00 com o recebimento do décimo terceiro dos associados.
ADMINISTRATIVO
Devido ao crescimento da Associação houve a necessidade de novas contratações de colaboradores, passando de 3 (três) para 5 (cinco) pessoas, entre a sede social e administrativa, que possuem responsabilidades definidas, visando sempre o melhor atendimento ao associado.
Em agosto a Cátia e a Larissa participaram de uma palestra sobre os processos de secretaria e em novembro a Carol participou de um curso sobre o mesmo tema.
Também neste ano, passou-se a organização da documentação interna (drive e físico), nas informações financeiras e nos ajustes do espaço físico de trabalho da equipe. Todos os documentos da Associação foram digitalizados, dando modernidade e agilidade ao sistema facilitando o acesso e unificando as informações da ASHPS
ÚLTIMAS AÇÕES DA GESTÃO 2020/2022
Todo o trabalho e atividades desenvolvidas pela Diretoria ao longo dos dois anos de gestão buscaram oportunizar aos associados às melhores experiências, o respeito aos seus direitos e a participação ativa de todos os servidores.
Finalizando a gestão, em dezembro, foi proporcionado aos associados dois grandes eventos: A Festa de Final de Ano e o 1º Debate entre as Chapas concorrentes à nova gestão.
Festa de final de ano:
Foi um grande evento elaborado com a intenção de levar uma grande experiência aos associados em um momento de reencontros e união. A festa teve a lotação esgotada, tamanha a adesão dos colegas, contamos com a presença de 300 pessoas, entre associados e familiares. O Baile de Final de Ano contou com open bar, buffet americano, ilha de caipira, doces, cabine de fotos, pista de dança, entrega de brindes e muita alegria e diversão entre os presentes, além de um espaço lindo e agradável.
1º Debate Eleitoral
Marco na democracia da Associação, o primeiro debate eleitoral que ocorreu no dia 20/12 possibilitou aos associados conhecer os concorrentes à Diretoria da ASHPS, bem como as propostas das chapas. O debate foi transmitido pelas plataformas digitais da ASHPS, possibilitando a participação presencial e online.
O debate foi marcado pelo respeito, transparência e esclarecimento de propostas aos associados, bem como possibilitou que os votantes conhecessem os componentes das chapas concorrentes.
O crescimento, desenvolvimento e reconhecimento da ASHPS foi reforçado na gestão 2020/2022 e temos certeza que terá seguimento com a próxima Diretoria eleita, para o biênio 2022/2024.