Prezados (as) Colegas Servidores Municipais,
Na tarde desta terça feira (16/02/21), cumprindo com o compromisso de representá-los, a ASHPS juntamente com outras associações ATEMPA, ASTEC, ASSMS estiveram no Paço Municipal a convite do senhor Prefeito Sebastião Melo, vice prefeito Ricardo Gomes, secretários da Fazenda e Diretor Geral do Previmpa para apresentação do Projeto da Reforma da Previdência.
Abrindo a reunião, o prefeito destacou que o Projeto da Reforma da Previdência mudará a Lei Orgânica. Logo, na sequência, o secretário da Fazenda ratificou a necessidade de a reforma previdenciária municipal será feita, em razão da atual situação das finanças do município, na qual hoje conta com uma indisponibilidade financeira em torno de $ 69.914.540 milhões.
Todas as Associações manifestaram a exigência ao diálogo com o SIMPA, na qual é a entidade legitima e que representa os servidores e servidoras do município de Porto alegre sendo uníssonas ao rejeitarem o projeto apresentado, defendendo que esse não é o momento de os servidores serem penalizados com mudanças que trarão ainda mais prejuízos financeiros e prolongando por um período significativo o tempo de serviço. Em muitas das falas, foi enfatizado que desde 2017 estamos sofrendo com o arrocho salarial sem que sejam vislumbradas possibilidades de reposição da inflação.
Os diretores Valdionor Freitas, Daniela Coelho e Barbara Mello representantes da ASHPS, ressaltaram em suas falas que a reforma não foi amplamente discutida com a categoria e que mesmo já sendo implementada em outros municípios, precisamos trabalhar com a nossa realidade. Informaram também que a reforma previdenciária não é necessária para Porto Alegre Ademais, solicitaram que o Conselho Administrativo (CAD) e o Conselho Fiscal (CAF) do Previmpa – órgãos superiores de deliberação colegiada da entidade precisam serem ouvidos pelo governo e que emitiram parecer solicitando a retirada do PELO 02/2020.Na avaliação do Diretor Geral do Previmpa Rodrigo Machado Costa, à reforma é necessária estando alinhado as determinações do gestor municipal.
ASHPS afirma aos colegas que tem se empenhado na luta para assegurar nossos direitos. Em todos os momentos que for chamada e os que não for se fará presente, buscando com responsabilidade e habilidade argumentativa política honrar essa representação. Mas, salienta que, a participação de cada um/uma é imprescindível, uma vez que seremos exitosos se estivermos juntos.
O vereador Roberto Robaina (PSOL) apoia os servidores e é contra o projeto da reforma da previdência dos municipários que o projeto precisa ser retirado de caráter de urgência e de fato ser debatido.
A Reforma da Previdência será concretizada, é só uma questão de tempo. Contundo, se juntarmos esforços será possível atingirmos a retirada do projeto da Reforma da Previdência para que não venhamos a ser massacrados.
COLEGAS VENHAM PARA LUTA!!!
A PANDEMIA REQUER DISTANCIAMENTO FISÍCO, NÃO DE IDEIAS, DE ARGUMENTAÇÃO.
SEJA VOCÊ PROTAGONISTA NESSE MOMENTO HISTÓRICO, ONDE DESMONTAR O SERVIÇO PÚBLICO É A PRIORIDADE DOS NOSSOS GOVERNANTES.